Em Foco

Implantes dentários

Dr. Hiram
29/10/2018

O implante dentário constitui-se basicamente na colocação cirúrgica de um parafuso de titânio no osso alveolar (maxila ou mandíbula). Esse parafuso substitui a raiz do dente e por isso é chamado de “raiz artificial”. É nele que se fixa a prótese dentária.

As principais funções dos implantes são:

1)    Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenchendo espaços de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixas.

2)    Melhoria na qualidade da mastigação, pois a sobrecarga nos dentes remanescentes diminui.

3)    Frear a reabsorção óssea, pois quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as consequências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dentária.

Na maioria dos casos, o tratamento de implantes dentários (sejam unitários ou múltiplos) é feito em cinco etapas:

1)    Exame clínico e diagnóstico: nessa fase será avaliada a história clínica do paciente e efetuado os exames complementares.

2)    Cirurgia para a instalação do implante: é um processo simples e particular a cada tipo de tratamento e paciente.

3)    Pós-operatório: a recuperação é muito rápida e as instruções são dadas de acordo com cada caso, sendo fundamental que o paciente as sigam à risca.

4)    Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária: de preferência, esses procedimentos serão feitos de 1 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do implante utilizado e da qualidade óssea de cada paciente.

5)    Manutenção e higienização bucal: a manutenção e a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso do implante. O paciente será orientado qual é a melhor maneira de cuidar de suas próteses/implantes